• Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019
  • Porto Feliz - Bom dia

Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Videos_01

Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens

A primeira capela de Porto Feliz foi dedicada a Nossa Senhora da Penha e como a freguesia crescia muito, se tornou necessário construir uma grande igreja, começando em 1747, em pilão de taipa e pau a pique, em estilo barroco. Em seu interior existem diversos altares dedicados a diversos santos, todavia em seu altar mor ficou a nova e atual padroeira – Nossa Senhora Mãe dos Homens. A inauguração foi em 1750.

Duas versões explicam a chegada e permanência em Porto Feliz da linda imagem da padroeira. A primeira afirma que chegou a cidade e aguardava a partida de uma Monção para ser levada, entretanto no dia de sua partida se tornou tão pesada que não foi possível colocar no batelão. As pessoas entenderam que era sua vontade permanecer por aqui. A outra versão conta que a esplendorosa imagem foi envida especialmente para a nova e grande igreja e assim ser a nova padroeira da cidade!

Ao lado direito e esquerdo do altar mor, as capela possuem azulejos que foram pintados pelo artista Bruno de Giusti, com desenhos que retratam momentos históricos de Porto Feliz e da Igreja. É uma grande viagem até o passado!

A igreja fica na Praça Dr. José Sacramento e Silva, no centro e fica aberta de segunda a sábado, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Comentários