• Domingo, 21 de Outubro de 2018
  • Porto Feliz - Bom dia

Ser Amigo

Videos_01

Ser Amigo

Muitas pessoas reclamam que não tem amigos, que ninguém gosta delas, que não são amadas ou consideradas e sentem-se excluídas, abandonadas. A depressão é a característica.

Mas será que sabemos o que é amizade?

Amizade é um sentimento recíproco, ou, como diz o dicionário Aurélio, “Afeição recíproca entre dois entes”; “boas relações”. O grande problema é que as pessoas confundem muitos outros sentimentos com amizade.

Amigo não é só aquele que TEM QUE SUPRIR TODAS as suas necessidade, suas carências. Amigo não é só aquele que TEM QUE PENSAR exatamente como você. Amigo não é só aquele que TEM QUE TER A MESMA OPINIÃO como você...

Amigo é aquela pessoa que sabe respeitar as individualidades de cada um. Amigo é aquele que sabe confiar, sabendo que o outro vai respeitar essa boa relação entre você e ele. Amigo é aquela pessoa que sabe que, mesmo que não tenham a mesma reação, nunca iriam prejudicar um ao outro.

Cobrar posturas da FORMA que você espera e sem entender que a forma pode ser diferente, mas a qualidade possível é a mesma, não é da amizade. Cobrar que o outro AJA ou PENSE igual a você em tudo não é amizade. 

Amizade é saber respeitar as diferenças. Amizade é saber que o outro está ali, respeitando você, mesmo que você não veja. Amizade é confiança!
Pessoas que não sabem ter amigos são aquelas que normalmente desejam que o outro seja um CLONE seu (um espelho exato de você).

Ahhh ... mas, muitos questionam, nos consultórios, que os CONCEITOS MORAIS QUE ELE TEM SÃO CERTOS para justificar suas ações. Mas se esquecem de que os conceitos morais podem ser os mesmos, porém a forma de atuação seja diferente e começam a julgar e atacar aquele que, na verdade, não errou. Ele não precisa ter a mesma forma de reação que você tem, mas não significa que ele não esteja agindo embasado nos mesmo conceitos morais.

Amigos são aqueles que sabem principalmente RESPEITAR O OUTRO.
Amigos por interesse não são amigos, pois não existe respeito. Por exemplo: para conseguir um objetivo pessoal, denigre ou prejudica o outro. Isso é uma relação de interesse.

Colega é diferente de amigo. Colega é uma relação mais superficial, de carinho, de bons sentimentos. Ou, como diria Drummond “Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz”.

Não é papel de amigo achar que o outro pode aguentar ofensas, aguentar cobranças e críticas que ofendem; amigo respeita. Amizade se sustenta por anos, quando sabemos principalmente RESPEITAR isso. 

Em tempos de muitas relações rápidas e virtuais, o conceito de amizade fica muito deturpado. Atualmente, as pessoas desejam que todas as SUAS EXPECTATIVAS SEJAM ATENDIDAS. Amigo não tem a obrigação disso e nem pode! Pois, a maioria das nossas carências deve ser resolvida em terapia.
Amizade é respeito mútuo, respeito às individualidades e não um conceito egocêntrico. É preciso saber CULTIVAR um amigo e saber SER AMIGO.

Comentários