• Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
  • Porto Feliz - Boa noite

Reclamar

Videos_01

Reclamar

Você reclama demais ou conhece um “reclamão”?

Quem apresenta esse comportamento de reclamar de tudo, constantemente, demostra mais sobre ele mesmo do que deseja apontar nos outros. Esse comportamento é inadequado e merece ser tratado com mais atenção.

Quem apresenta essa atitude constante pode estar demonstrando que possui angústias, frustrações, baixa autoestima, podem ser pessoas excessivamente dogmáticas, com dificuldades em se adaptar ou mesmo muito ansiosas e depressivas. Pode ser um indicativo que o “reclamão”, na verdade esconde um caminho depressivo, chegando a ter a negatividade como centro.

Existe diferença entre reclamar assertivamente e reclamar de tudo. Saber a hora de pontuar o seu pensamento divergente, cobrar uma atitude  diferente da que foi apresentada é totalmente diferente de, como diria a Emília de Monteiro Lobato “abrir a torneirinha de asneiras”.

Temos que começar do princípio: não somos especialistas em tudo. Neste mundo de rede sociais, do mundo “on line”, de velocidade de informações muito alta, as pessoas estão cada vez mais tendendo a se colocar nesta posição e literalmente falando e escrevendo sem pensar sobre o assunto. Sendo assim o ato de reclamar, travestido de uma ‘opinião contrária” é superficial e demonstra justamente a necessidade de se expressar e ser ouvido, mesmo que sem propriedade.

Quem tende a sempre reclamar vendo sempre o “lado negativo”, pode demonstrar o quanto a pessoa está frustrada, não sabendo comemorar ou ficar feliz com os pequenos ganhos e conquistas: como se o mundo fosse repleto de pessoas perfeitas, ações perfeitas. Não existem pessoas perfeitas, nem situações... sempre algo não será exatamente do jeito que imaginamos ser o bom. Mas não conseguir ver o bom, mostra sim que as pessoas estão presas a estes comportamentos negativos.

Uma imagem antiga é aquela das “senhoras nas janelas” vendo a vida passar e fofocando da vida dos outros. Essa imagem mostra bem a característica do reclamão. Em vez de pensar no que poderia estar fazendo para melhorar as suas condições, está vendo a vida passar nas janelas atuais (redes sociais e afins) e reclamando de tudo, como se fossem perfeitos e exemplos ilibados de conduta e conhecimento.

Portanto, se você está reclamando de tudo, sempre sendo contrário, falando o negativo das coisas, pessoas e passagens da vida, veja se não está perdendo o tempo com isto em vez de cuidas daquilo que pode te fazer mais feliz.

Para conseguirmos atingir nossos objetivos e sermos felizes, temos que aprender a olhar para nós mesmos. Temos que aprender que não somos perfeitos assim como todo mundo.

Pare de ser imediatista, como frases feitas... pré-conceitos prontos!

Crescer e saber de fato superar problemas e dificuldades dá muito trabalho! Ser feliz dá trabalho! Exige atenção, estudo, diálogo e humildade para lidarmos com nossos erros e preguiças.

Reclamar demais é sim demonstrativo que as coisas não vão bem com você.

Comentários