• Domingo, 21 de Outubro de 2018
  • Porto Feliz - Bom dia

A PRÁTICA É QUESTÃO DE TEMPO

Videos_01

A PRÁTICA É QUESTÃO DE TEMPO

Vai chegando um momento da vida que nossas recordações vêm em nossa mente. Nossas dores, nossas alegrias. Eu acho que estou num desses momentos, nos últimos dias. Tenho me recordado da minha infância e adolescência, e tenho pensado: como será daqui para frente? Certamente, podemos deduzir, mas a certeza só pertence ao tempo.

E é assim com tudo. O tempo vai passando e, assim como nós, tudo vai mudando. O mundo vai mudando, os costumes, a moda, a sociedade. O tempo degenera e gera. O tempo parece que acelera ou parece que fica mais devagar. Mas não para (como dizia Cazuza, ‘o tempo não para’). E assim segue o tempo, trazendo uma geração após a outra.

Eu pensei no tempo e nas transformações que ele traz, quando eu comecei a me recordar de como era o mundo na minha infância, além da ingenuidade e alegria espontânea de uma criança, eu me recordei de como era a época: as músicas, as programações na TV, a moda, a tecnologia, etc. E, sabe, vendo ainda o quanto eu sou jovem, e vendo o quanto as coisas mudam rapidamente hoje em dia, eu vejo como a nossa mente, em sociedade, pode transformar a realidade rapidamente.

Muitas pessoas se preocupam com o que já foi estabelecido, e se esquecem de estabelecer novos horizontes. As pessoas precisam se lembrar mais de sua própria capacidade de criar. Se lembrar da belíssima capacidade de criar em conjunto. 

Todo o contexto em que nós vivemos, é uma convenção humana. Nos preocupamos demais em estar dentro de parâmetros já existentes, por mais que saibamos o quanto eles sejam falhos, e nos esquecemos de estabelecer parâmetros cada vez melhores.

Acho que isso se aplica a tudo na vida; se as coisas não vão bem, é porque tem coisa errada. E se nós não melhorarmos o que está dando errado (essas ‘coisas’), por mais que nos esforcemos para fazer o melhor possível, o resultado nunca atingirá o mínimo satisfatório. Exemplo prático nós temos, só nos falta a prática em melhorar.

Mas, como a realidade que vivemos é apenas uma convenção humana, pouco adianta falar. Antes de tudo, para ser posto em prática, é preciso fazer acreditar. Acreditar é o primeiro passo para mudar, porque quando a mentalidade de todo um conjunto muda, a prática é só uma questão de tempo.

Comentários