• Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2018
  • Porto Feliz - Bom dia

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO

Videos_01

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO

A Medicina Preventiva é a parte da Medicina que trata da prevenção das doenças, adotando medidas de promoção da saúde. Durante muito tempo, ela foi considerada uma área apenas da prevenção de doenças, quase que sinônimo de vacinação, entretanto, esse conceito evoluiu, tomou outra dimensão, justamente por se mostrar eficiente, comprovando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Hoje, a Medicina Preventiva apresenta três níveis de prevenção, a primária que visa remover ou reduzir os fatores de risco, está voltada para a educação da população em relação aos cuidados com a saúde e motiva o indivíduo a desenvolver  hábitos saudáveis de vida, como por exemplo, através da vacinação, parar de fumar, praticar exercícios regularmente etc.; a secundária  promove a detecção precoce de doenças através de exames, e tem o objetivo de evitar ou diminuir complicações das doenças de base, como exemplo podemos citar o exame de glicemia para diagnóstico de Diabetes, e, finalmente,  a prevenção  terciária  que visa diminuir a deterioração ou complicação da doença já estabelecida, aqui são focadas medidas na cura ou estabilização de uma doença já existente, com manifestações clínicas – Doenças Crônicas. Nessa fase o paciente enfermo deve ser acompanhado constantemente, por equipes médicas multidisciplinares, e aqui caberia um exemplo do uso da medicação correta após Infarto.

Com a utilização das novas tecnologias que estão sendo disponibilizadas para a saúde, a medicina, futuramente, nem de longe lembrará a atual, e cada vez mais a ênfase da medicina se deslocará do seu foco tradicional da cura de doenças para o da prevenção.

 Logo, é necessário que o homem compreenda que o melhor caminho para a prevenção é a educação, onde cada um deve buscar o conhecimento, aprender  um pouco mais de como cultivar hábitos de vida saudável, visitar seu médico regularmente, pois um aspecto fundamental é a avaliação médica periódica e principalmente seguir as  recomendações dadas pelo profissional. E como bem diz um ditado popular: “prevenir é muito melhor que remediar.”
Dicas para uma vida saudável. 

a. Planeje bem o seu dia, tornando-o útil.
b. Pare de fumar, pois já foi constatado que o cigarro mata mais do que a AIDS. Também procure evitar lugares com fumantes, pois o fumante passivo, ou seja, aquele que respira fumaça dos outros, também aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, além de outras doenças respiratórias. Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro.
c. Durma bem. O sono é uma grande necessidade do nosso organismo.
d. Tenha uma vida sexual saudável e segura.
e. Procure ser alegre, fazendo com que essa alegria se transforme em  boa disposição para tudo que vai realizar.
f. Controle seus pensamentos.
g. Ajude o próximo, pois essa ajuda promove no interno: felicidade e bem-estar.
h. Reserve um tempo para as atividades do lazer, como nadar, caminhar, sair com os amigos, namorar, ir ao cinema etc.
i. Recorde os momentos felizes com os seres queridos.
j. Evite ficar nervoso. Em situações de estresse, experimente bocejar e espreguiçar.
k. Acostume-se a beber mais água.
l. Tenha uma alimentação mais natural, procurando alimentar-se em pequenas quantidades a cada três horas, evitando muito sal, açúcar e gordura. Procure incluir pelo menos três frutas na alimentação diária.
m. Pratique atividade física regular.
 
E, principalmente, procure seu médico regularmente, pois muita coisa pode ser evitada através da Medicina Preventiva.

Comentários