• Terca-Feira, 18 de Dezembro de 2018
  • Porto Feliz - Boa noite

Alunos da Escola São José doam cadeira de rodas para a APAE de Porto Feliz

Videos_01

Alunos da Escola São José doam cadeira de rodas para a APAE de Porto Feliz

Engajamento é a palavra de ordem quando o objetivo é promover o bem-estar social. E foi com esse olhar que os participantes da Pastoral e alunos do grupo Voluntariado Jovem - Juntos pelo Bem, da Escola São José de Porto Feliz, arrecadaram 140 garrafas de dois litros, cheias de lacres de alumínio, com a ajuda de alunos de todas as idades e da comunidade local. A ação resultou em uma cadeira de rodas, que será doada neste dia 23 de novembro, às 16h, à APAE de Porto Feliz.

 

A ação faz parte da Campanha Lacre Solidário, coordenada pelo Instituto Noa, por meio do programa Escolas do Bem, em parceria com a CCR Via Oeste. Desde 2015 a Escola São José tem o título de Escola do Bem, pelo compromisso assumido em contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A arrecadação de lacres impacta no ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis), que tem como uma de suas metas alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

 

É importante destacar que 140 garrafas pet de dois litros equivalem a 80 quilos de alumínio, um recurso natural não renovável, embora encontrado de forma abundante na crosta terrestre. O metal é 100% reciclável e esse processo consome apenas 5% da energia gasta para extrair o material da natureza.

 

Para a Irmã Natalina, diretora da Escola São José, “este trabalho demostra que JUNTOS SOMOS MUITO FORTES. Este trabalho de unidade que expandiu para fora dos muros da Escola o princípio fundamental do trabalho voluntário: querer ajudar, espalhar o amor e a caridade. O voluntário é movido pelo desejo de fazer algo bom para as outras pessoas e para a comunidade! A sua solidariedade é um ato de cidadania e comprometimento com a realidade”.

 

 

Algumas curiosidades:

·       O alumínio é extraído da bauxita, um minério encontrado em abundância na natureza (cerca de 8% da crosta terrestre é formada pela bauxita). Porém, o processo de extração do metal consome um grande volume de energia elétrica, cerca de 6% da energia gasta em todo o país.

·       O Brasil possui a terceira maior reserva de bauxita do mundo.

·       A reciclagem do alumínio não só contribui para a reutilização do metal, como também economiza energia. A reciclagem de um quilo de alumínio consome apenas 5% da energia necessária para a produção de um quilo deste metal a partir da bauxita;

·       A cada tonelada de alumínio reciclado, nove toneladas de CO2 são poupadas (cada tonelada de CO2 equivale a dirigir 4800 km);

·       A cada tonelada de alumínio reciclado, cinco toneladas de bauxita são preservadas.

·       O Brasil lidera a lista dos países que mais reciclam latas de alumínio - cerca de 98% das latas produzidas

 

 

 

Sobre o Colégio São José


Atuando em Porto Feliz desde 1934, a Escola oferece um ensino completo para crianças e jovens, desde a educação Infantil até o Ensino Médio. Sua proposta pedagógica é inspirada nos princípios do Beato Padre Luís Caburlotto, fundador do Instituto das Filhas de São José que é a mantenedora. O colégio São José tem como principal objetivo educar com base em valores permanentes e fundamentais de cidadania, responsabilidade, verdade, amor e a capacitação para reflexão e ação consciente. Sua proposta pedagógica vai além das páginas dos livros: a educação é vista como um instrumento capaz de promover as potencialidades intelectuais, criativas e estéticas da pessoa, habilitando-a participar positivamente do mundo em constante transformação e a colaborar na edificação de uma sociedade mais justa e mais humana.

 

 

 

Sobre o Instituto Noa

Fundado em abril de 2014, o Instituto Noa nasceu com o objetivo de promover e garantir os direitos da criança e do adolescente, a partir do fortalecimento familiar e da melhora do nível de informação sobre o desenvolvimento infantil. Seus fundadores têm em comum a ideia de que está centrado na família o protagonismo para a transformação social que se espera para o mundo. Também coordena o Programa Escolas do Bem, uma grande rede formada por escolas públicas e privadas, que estão engajadas em melhorar o conhecimento das famílias com filhos de 0 a 10 anos, impactando na qualidade do desenvolvimento integral das crianças e na formação de melhores cidadãos para o município e para o nosso País. Em Porto Feliz, o Colégio São José é uma Escola do Bem.

 

Serviço:

Doação de Cadeira de Rodas para a APAE

Dia: 23 de novembro de 2017, quinta-feira

Horário: às 16h

Local: Praça Dr. José Sacramento e Silva

Cidade: Porto Feliz - SP

 

Informações: Instituto Noa – (15) 3211-0999, com Lucy De Miguel

Comentários